quarta-feira, 5 de junho de 2013

https://plus.google.com/111878157319834430189/posts/ZvxGKgc1zLe

3 comentários:

  1. Somos educadores,participamos do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que tem como objetivo a utilização dos recursos tecnológicos em favor da nossa prática para desenvolver a leitura e escrita de nossos alunos, pois atuamos como professores de Língua Portuguesa.
    A escola e nós professores sabemos que é imprescindível no mundo atual, o acesso à informações, o compartilhamento de ideias, a aquisição do conhecimento através da Internet, a familiarização com estes recursos e ferramenta propor atividades que os insiram no ambiente virtual.
    O nosso grupo criou o blog " ESPAÇO DIGITAL DA LEITURA", com a participação colaborativa e deseja convidá-los a participar conosco deste espaço. Que possamos compartilhar ideias, trocar experiências, repensar nossa prática. Enfim aprender a aprender, que seja enriquecedor para todos nós. Contamos com vocês!

    ResponderExcluir
  2. DEPOIMENTO DE LEITURA E ESCRITA
    Meus pais só têm a formação primária, mas me ensinaram valores que não dependem da formação intelectual. Eles foram os primeiros que me incentivaram a ler e escrever. As primeiras histórias que ouvi e li foram as bíblicas, pois pertencíamos à Igreja Batista e comecei a ter contato com textos literários na escola. Sou muito curiosa, por isso leio todo e qualquer tipo de texto, cartazes, avisos, bulas, etc.
    Dois livros que li e amei foram “Capitães da Areia” e “Meu pé de Laranja Lima”. Os personagens usam a língua popular, a gente acaba se familiarizando com eles.
    Estava no Ensino Fundamental , senti o prazer de ler “Meu pé de Laranja Lima”,pois é um livro extremamente bonito, simples e rápido de ler, conta a história de Zezé,um menino de cinco anos,muito inteligente,com imaginação e curiosidades incríveis. O mais bonito é a amizade com o Português e com Minguinho,o seu pé de laranja lima, com quem conversava muito. A história também tem um final muito marcante, pois através de uma criança aprendi valores e conceitos diferentes e bons. Uma verdadeira lição de amizade, amor e perdão.
    O que dizer ainda da outra leitura que fiz no Ensino Médio, “Capitães da Areia”,de Jorge Amado, que também foi marcante, onde o autor retrata a realidade dos meninos de rua de Salvador, que furtam, fazem pequenos serviços e se viram como podem para sobreviver. A situação retratada ali e se mantém até hoje, vejo como uma forma de denúncia. O autor conseguiu prender minha atenção do começo até o final e até pude fazer um paralelo de uma história ficcional com a realidade social do nosso país.
    Na escrita, sou parecida com o Gabriel, O Pensador, pois tinha dificuldade com tema livre é muito difícil a gente decidir o assunto que vai escrever e organizar as idéias para desenvolvê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,adorei a sua fala.Como você também fui incentivada por meus pais na questão da leitura, por não ternos condições financeiras na época não tínhamos brinquedos e que nos distraía era a leitura de gibis. Mais tarde no Ensino Fundamental na escola Cardeal Leme tive o privilégio de conhecer ótimas professoras de Português que nos incentivava na leitura.Com o tempo percebemos a importância desta refletindo na escrita todo o conhecimento e o vocabulário aprendido na leitura.
      Hoje professora tento passar aos meus alunos a grande importância da leitura e que através dela estaremos nos tornando cidadãos críticos.

      Excluir