segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade de Leitura (Profa. Márcia Barrense Vieira)




Atividades de Leitura:Texto:Avestruz MarioPrata




ATIVIDADE 1
(antes da leitura)

-          Você tem um animal de estimação? Qual?
-           Quais são os animais de estimação mais comuns que as pessoas possuem?
-           Você já viu um avestruz?
-          É possível ter um avestruz como animal de estimação? Por quê?
-           Já ouviu a expressão: “Fulano tem estômago de avestruz”? Que isso quer dizer?


ATIVIDADE 2 (durante a leitura)
      Imaginou o peso de um avestruz?
      A altura, quanto tempo vivem?
      Do que eles se alimentam?
      Onde vivem?
      E seu nome científico, já ouviu falar?

Atividade 3 (após a leitura) 
            Após a leitura da crônica, escreva uma carta ao menino comentando sua opinião a respeito do animal que ele quer de presente. Então, sugira um bichinho de estimação que possa ser criado em apartamento e que o fará muito feliz. Lembre-se das características do texto carta. 

                 Avestruz
              Mário Prata

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio.E fiquei a observar a ave. Se é que
podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.     Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto.Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

Percepção das relações de intertextualidade, percepção das relações  de interdiscursividade

Música: Avestruz  (Dé Di Paula e Zé Henrique )
              Letra da música
 Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
    Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos também
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado                    
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!


      ATIVIDADE 4 (após a leitura)

       Reescreva a crônica mudando o espaço e tempo da narrativa, assim como o personagem avestruz. Use a imaginação, pense em outro animal impossível de ser criado em um apartamento. Capriche!

Nenhum comentário:

Postar um comentário